Trombeteira
Datura soaveloains
Planta da família das Solanaceae. Também conhecida como babado, cartucheira, cartucho, copo-de-leite, saia-branca, sete-saias, trombeta-de-anjo, trombeteiro e zabumba-branca. É um arbusto utilizado como planta ornamental devido às suas grandes flores em forma de trombeta. A trombeteira é um arbusto grande e ereto, que atinge facilmente 2 ou 3 metros de altura. Suas folhas são grandes, ovais, alternas, caducas, verdes e pubescentes na face infeiror. As flores em formato de trombeta, são pêndulas, simples, perfumadas e podem ter cerca de 30 cm de comprimento. São em geral de coloração branca ou amarela, mas ocorrem variedades e híbridos de flores róseas e dobradas também.
Suas propriedades são: antiasmática, anticonvulsivante, cardiotônica, dilatadora, emética, narcótica. De alguns compostos da flor fabrica-se remédios para mal de Parkinson, infecções urinárias, problemas cardíacos, síndrome pré-menstrual, overdose de colinérgicos.
Escopolamina,o principal alcalóide:
A escopolamina é um fármaco antagonista dos receptores muscarínicos, também conhecido como uma substância anticolinérgica. É o enantiómero da hioscina, l-hioscina. É obtida a partir de plantas da família Solanaceae. Faz parte dos Metabólitos Secundários das plantas. Atua impedindo a passagem de determinados impulsos nervosos ao S.N.C. (Sistema Nervoso Central) pela inibição da ação do neurotransmissor acetilcolina. É utilizada como antiespasmódico, principalmente em casos de úlcera do estômago, úlcera duodenal e cólica. É uma droga altamente tóxica e tem de ser usada em doses mínimas. Uma overdose pode causar delírio, paralisia, torpor ou mesmo morte em doses elevadas.
Exemplo de Medicamentos:
"Buscopan": usado no tratamento de cólicas intestinais, renais,e menstruais.Apresnta-se em forma de comprimidos,gotas e injetável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário