Papoula
Papaver somnifferum
A papoula é uma planta da Família das Papaveráceas, também conhecida como dormideira. É uma herbácea anual que apresenta propriedades alimentares, oleaginosas e medicinais. A planta apresenta um caule alto e ramificado, com folhas sésseis e ovaladas. As flores são grandes, brancas, rosas, violáceas ou vermelhas, e o fruto é uma cápsula. Por toda a planta circula um látex branco. Todas as partes da papoula são consideradas venenosas, com exceção das sementes maduras.
O ópio é retirado a partir do látex encontrado nas cápsulas que não atingiram a maturação. Ao se fazer cortes na cápsula da papoula, quando ainda verde, obtém-se um suco leitoso, o ópio (em grego, refere-se a suco), que contém cerca de 25 alcalóides - o mais importante deles é a morfina, presente em até 20% no ópio.
Os nomes relacionados à papoula são bem sugestivos O nome científico da planta "somniferum" (relacionado a sono) e a origem do nome "morfina" (relacionada ao deus da mitologia grega Morfeu, o deus dos sonhos) nos levam a compreender os efeitos que o ópio e a morfina podem produzir: são depressores do sistema nervoso central. Além disso, o ópio ainda contém outras substâncias, como a codeína, e é dele também que se obtém a heroína, uma substância semi-sintética, resultado de uma modificação química na fórmula da morfina.
Todos os alcalóides do ópio são narcóticos. O maior problema dos opiáceos é o seu poder de provocar dependência. Tanto a morfina, como o seu derivado, a heroína, criam uma euforia de sonhos, seguida de uma sedação associada a uma sensação de bem estar.
Estrutura Química dos principais alcalóides:
Entretanto, o uso constante e prolongado leva a um envenenamento crônico que pode causar deterioração física e até a morte. Os períodos de abstinência da droga são marcados por náuseas, insônia e intensas dores musculares.
Em alguns lugares do mundo o cultivo da papoula é permitido. É o caso da Tasmânia e da Tailândia. Lá, os membros do grupo dos Hmong (oriundos da China) cultivam a papoula e usam uma parte da flor para suas cerimônias religiosas. O governo da Tailândia lhes deu permissão especial para cultivar esta planta. Entretanto, se algum membro da tribo é encontrado fora da comunidade com a papoula, é detido imediatamente, o que gera conseqüências para toda a comunidade.
Exemplo de Medicamentos
"Revulsan": usado como antinflamatório e analgésico, no tratamento de doenças reumáticas
Pata de Vaca
Bauhinia fortificata
Planta originária da Ásia e que se adaptou muito bem ao Brasil, sendo encontrada hoje em diversas regiões do país. É uma planta ornamental, mas também muito utilizada para fins medicinais. Sua madeira é utilizada na carpintaria, para fabricação de móveis. A pata-de-vaca brasileira tem ainda outras utilidades: pode ser usada como cerca viva devido à presença de espinhos e, como cresce rapidamente, é recomendada para reflorestamento, além de ser plantada próxima a locais de criação de abelhas, pois produz muito pólen.
Árvore caducifólia, de crescimento rápido, que pode atingir até 10 metros de altura. A copa é arredondada e o tronco, tortuoso e ramificado em ramos frágeis ou pendentes, de onde saem espinhos. As folhas são verde-claras, ovais, de tamanho variado e compostas de dois folíolos unidos pela base. As flores são grandes, branco-avermelhadas, axilares ou terminais e florescem no verão e início do outono. Os frutos são do tipo legume (vargem), linear, achatados e escuros.
Suas propriedades medicinais são: antidiabética, hipoglicêmica, purgativa e vermífuga.
todos as ervas chamadas pata de vaca tem espinhos
ResponderExcluirOlá, as informações sobre a Pata de Vaca(Bauhinia fortificata) é nativa do Brasil e do Peru, e não da Asia.
ResponderExcluirPor favor edite isso.