Macela
Achyrocline satureioides
É indicada para: afecção nervosa, histeria, problema menstrual, febre intermitente, flatulência, má digestão; peles e olhos avermelhados, inflamação na pele, sarda, mancha senil nas mãos, joelhos e cotovelos ásperos, alergia na pele; clarear cabelos castanhos e claros.
É uma planta com bastante ativos químicos: ácido angélico, ácido isobutírico, flavonóides, lactona sesquiterpênica, pró-camazuleno, tanino. Composição do óleo essencial: isoamila, issobutila, nobilina, pinocarveol.
Maracujá
Passiflora incarnata
É espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América. Cultivada também pela sua flor ornamental (tal como as outras espécies do mesmo género botânico), a Passiflora incarnata,é cultivada com fins comerciais, devido ao fruto, no Caribe, no sul da Florida e no Brasil, que é o maior produtor mundial de maracujá.
O seu principal uso está na alimentação humana, na forma de sucos, doces, geléias, sorvetes, licores etc. O seu suco é uma boa fonte de vitamina A (2.400 mg/100g) e C (30 mg/100g) além daquelas do complexo B, B1 (0,003 mg/100g), B2 (0,13 mg/100g) e B5 (2,42 mg/100g). É rico em minerais como cálcio (13,0 mg/100g), fósforo (1,7 mg/100g), e ferro (1,6 mg/100g). Além disso, possui várias propriedades terapêuticas, com valor medicinal nas folhas e na polpa que contem a passiflorina, um sedativo natural, além da calmofilase e maracugina. O seu uso como medicamento é um hábito utilizado pela humanidade há muito tempo. Alguns dos seus efeitos terapêuticos estão comprovados como o registro da espécie Passiflora alata Curtis (maracuá-doce)na farmacopéia brasileira e da Passiflora incarnata L. nas farmacopéias dos Estados Unidos e da França.
Exemplo de Medicamentos:
"Maracujina": calmante natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário