quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

COLA À BASE DE LEITE





Já ouviu falar em cola feita de leite?Você leitor irá pensar,essa Jandira é doida mesmo,cola feita de leite????Pois é,existe sim!
As colas têm sido utilizadas por milhares de anos para uma grande diversidade de aplicações, sendo que até o início deste século as principais matérias primas utilizadas eram de origem animal ou vegetal, como o sangue de alguns animais ou resinas naturais extraídas de folhas e troncos de algumas árvores. Atualmente uma grande variedade de colas são produzidas industrialmente a partir de substâncias sintéticas, com a finalidade de se obter propriedades adequadas aos novos materiais, como polímeros, cerâmicas especiais e novas ligas metálicas.
Algumas das colas produzidas pela indústria moderna apresentam alto poder de adesão combinado a uma apreciável resistência à temperaturas elevadas; outras mantém uma considerável flexibilidade mesmo depois de curadas. Certas colas, como a de carpetes por exemplo, embora eficientes podem apresentar problemas para a saúde por eliminarem substâncias orgânicas voláteis por muito tempo depois de aplicadas.
As colas naturais ainda são recomendadas para aplicações consideradas não especiais, como para colar papéis ou peças de madeira na construção de pequenos objetos de uso doméstico. A cola de caseína, por exemplo, tem um grande poder de adesão e pode ser facilmente preparada.
Na Primeira Guerra Mundial esta cola era muito utilizada na construção de aviões que tinham sua estrutura montada quase exclusivamente por peças de madeira. Uma desvantagem que esta cola apresentava, assim como outras colas "naturais", era a possibilidade de absorver umidade e assim, desenvolver fungos que se alimentavam dela. Algumas ocorrências deste tipo levaram os construtores de aviões a abandonar a cola de caseína, o que parece ter sido uma decisão bastante razoável.
As proteínas são macromoléculas constituídas de unidades de aminoácidos. O termo proteína deriva da palavra grega proteios e foi sugerido pela primeira vez por Berzelius em 1.838 e quer dizer "mantendo o primeiro lugar", devido a sua importância como alimento.
A caseína é a principal proteína presente no leite (aproximadamente 3% em massa) e é bastante solúvel em água por se apresentar na forma de um sal de cálcio. Sua solubilidade é fortemente afetada pela adição de ácidos que, pela redução do pH, que reduz a presença de cargas na molécula, fazendo com que a sua estrutura terciária seja alterada e, consequentemente, levando-a à precipitação. Esta redução de pH provoca a perda do cálcio, na forma de fosfato de cálcio, que é eliminado no soro.
A adição de bicarbonato de sódio leva à formação do caseinato de sódio, que tem propriedades adesivas, além de eliminar resíduos de ácido do limão. Industrialmente a precipitação da caseína é feita pela adição de ácido clorídrico ou sulfúrico ou ainda pela adição de uma enzima presente no estômago de bovinos, a renina. Quando a precipitação da caseína tem por objetivo a produção de alimentos, como o queijo por exemplo, são utilizados microrganismos que produzem ácido lático, a partir da lactose.

Caseína





Veja a seguir como preparar a cola de leite:
Você vai precisar de:
  • 2 béqueres de 200 mL
  • 1 proveta de 50 mL
  • 2 pedaços de pano de aproximadamente 30 cm x 30 cm (malha de algodão dá bons resultados)
  • 1 g de bicarbonato de sódio
  • 125 mL de leite desnatado
  • 1 limão
Procedimento:
Esprema o limão e coe o suco utilizando um pedaço de pano. Adicione 30 mL de suco de limão a 125 mL de leite desnatado e agite bem. Coloque o outro pedaço de pano sobre o segundo béquer e coe a mistura de caseína e soro obtida. Este procedimento é lento e poderá ser acelerado se pequenas quantidades da mistura forem adicionadas, sempre com a posterior retirada da caseína. As porções de caseína retiradas (quase secas) podem ser colocadas sobre um pedaço de jornal para que a umidade da massa obtida seja reduzida.
Após a separação da caseína, que deverá ter consistência semelhante a de um queijo cremoso, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem até que a mistura se torne homogênea. Acrescente 15 ml de água e agite até que toda a massa seja dissolvida. A reação do ácido restante (do limão) com o bicarbonato de sódio deverá produzir uma pequena quantidade de espuma que em pouco tempo se desfaz.
Utilize pequenos pedaços de madeira ou de papel para testar a sua cola. O resultado poderá ser observado em algumas horas.
Divida a cola restante em duas porções e armazene em frascos com tampa. Em um deles adicione algumas gotas de merthiolate incolor. Feche e agite. Guarde os dois frascos por quinze dias (não coloque em geladeira) e após este período abra-os e observe. Teste a cola que foi conservada com merthiolate e verifique se ela mantém propriedades adesivas.





sábado, 2 de janeiro de 2010

PROPRIEDADES QUÍMICAS DA COCA -COLA



Hoje eu vou falar sobre algumas propriedades do refrigerante mais apreciado e consumido no mundo inteiro:a Coca-Cola.
A coca-cola possui o ácido fosfórico( H3PO4) em sua formulação,que  é responsável por aquele sabor "azedinho" característico do refrigerante.Sem ele ,a bebida teria um gosto docíssimo e desagradável como um xarope anti-gripal.
E é o ácido fosfórico que faz da Coca-Cola  muito mais que um refrigente,tem-se um produto multiuso,vou citar algumas maneiras que se pode utilizar o refrigerante:

1- Para amaciar carnes: por que?Porque a carne possui proteínas e os ácidos são responsáveis pela quebra das mesmas,por isso,ao adicionar Coca-Cola em um recipinte com carne,pouco antes de leva-la ao fogo,torna a carne mais macia.

2- Para desentopimento de pias e tanques: o ácido amolece todo a massa responsável pela obstrução do cano.

3- Para limpeza doméstica:é ecxelente para limpar chão,um vez que diluída em água,pois o H3PO4, dissolve toda a sujeira,em especial a gordura existente no piso.

Sobre o ácido fosfórico (H3PO4):




O ácido H3PO4  é trivalente  isto é, os três hidrogênios ácidos podem ser convertidos por substituição gradual a fosfatos primários, secundários e terciários. Os valores respectivos de pK são 2,15, 7,1 e 12,4. O ácido fosfórico é, portanto, um ácido que varia de fraco a medianamente forte. Seus sais são chamados de fosfatos.
É muito solúvel em água e solúvel em etanol. O ácido fosfórico é muito deliqüescente e é geralmente fornecido como uma solução aquosa concentrada a 85%.
É o derivado do fósforo mais importante comercialmente, respondendo por mais de 90% da rocha fosfática que é extraída.
O ácido fosfórico origina três séries de sais contendo os íons fosfato  cujos ânions são: [(HO)2PO2]-, [(HO)PO3]2- e PO43-. Estes sais apresentam um caráter respectivamente ácido, neutro e alcalino e são muitas vezes utilizados para se obter

Os riscos que a Coca-Cola pode trazer à saúde se consumida demasiadamente:

Devido ao H3PO4,  a Coca-Cola é um refrigerante bastante nocivo à saúde,uma vez que a mesma seja consumida exageiradamente,pois o ácido pode, com o tempo, enfraquecer os ossos e causar a osteoporose e escurecer os dentes.Pode também irritar as paredes do estômago e causar gastrites e úlceras.
Além do ácido fosfórico,a Coca-Cola não dietética, também possui glicose o que pode prejudicar a saúde dos dentes como a cárie por exemplo,assim como também,pode levar à obesidade.Por isso,gente,cautela ao consumir Coca-Cola,é um refrigerante delicioso,mas prejudicial a saúde,se consumido com exageiros.